Festival Évora África no Palácio Cadaval

Descrição do Evento

“Évora Africa” é o tema do Festival, organizado pelo  Palácio Cadaval, que arrancou a 25 de junho, em Évora.

Trata-se de uma mostra de artistas contemporâneos, músicos e performers Africanos que, durante três meses, organizarão exposições, concertos, performances, e conferências.

O Palácio Cadaval foi totalmente transformado para receber esta exposição, desde a sua fachada, agora com pinturas de inspiração africana, bem como as paredes do interior, agora com novas cores,  quentes e garridas, típicas daquele continente.

Esther Mahlangu, natural de África do Sul, com 82 anos, é a autora de várias pinturas desta exposição: o mural que se encontra no jardim do Palácio, da mota Casal Boss que vai encontrar logo à entrada da exposição e do arco de entrada do Palácio.  Esther esteve em Évora durante algumas semanas, a convite da Casa de Cadaval, e realizou todas estas verdadeiras “obras de arte” dando assim um carisma único a este festival. “Na tribo onde Esther é natural, o património artístico é transmitido de mãe para filha e, quando uma jovem chega à puberdade, aprende os padrões de missangas Ndebele e as pinturas decorativas nas casas, executadas só pelas mulheres” diz Alexandra Cadaval, diretora do Festival Évora África.

O principal objetivo do festival é fortalecer os laços culturais e históricos, e promover o intercâmbio entre África e a Europa, celebrando novas expressões artísticas urbanas e as suas influências sobre a cultura portuguesa.

Para além do Palácio Cadaval, o Templo Romano, o Cromeleque dos Almendres e a Biblioteca Pública de Évora serão também palco dos espetáculos do festival que receberá artistas de vários países, nomeadamente a República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Madagáscar, Mali, Moçambique, Senegal, África do Sul, Burkina Faso, entre outros.

Horários e preços:

  •  Todos os dias das 10h00 às 20h00
  •  Preço por pessoa 8€ (inclui exposição e visita à Igreja São João Envagelista)
  • A entrada ao domingo é gratuita (inclui participação nos concertos e workshops)
  • A exposição termina a 25 de agosto.

Para mais informações, poderá visitar o site http://www.evorafrica.pt